segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

BETACAROTENO: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS

O Betacaroteno é um pigmento naturalmente encontrado em alguns alimentos, sendo também conhecido como pró-vitamina A. Quando consumido, ele pode ser convertido em vitamina A, sempre que o organismo necessitar. As principais fontes de betacaroteno são cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga, batata doce e, em menores proporções, em alguns vegetais verdes escuros.
.
Entre seus benefícios, o betacaroteno, aumenta a imunidade, previne o envelhecimento precoce, favorece a integridade da visão, promove a elasticidade e o brilho da pele, fortalece as unhas e protege a pele contra a ação dos raios ultravioletas. O interesse por este componente é crescente e tem sido foco de muitos estudos científicos, além de ganhar maior atenção dos pesquisadores, considerando-se que o perigo da ação dos raios ultravioletas tem aumentado, comprometendo cada vez mais a saúde e a integridade da pele.
.
Em pesquisas recentes, verificou-se que o consumo de 15 a 30mg de betacaroteno por dia, favorece um bronzeado mais bonito e aumenta a proteção da pele, até mesmo das regiões que normalmente não recebem a utilização do filtro solar, como por exemplo, os olhos, mas para isso é importante que ele seja consumido regularmente. Não basta consumir os alimentos ricos em betacaroteno apenas dois dias antes de entrar em férias e curtir uma praia. Segundo estudos, os efeitos benéficos do betacaroteno costumam aparecer após 10 a 12 semanas de consumo.
.
Uma alimentação saudável é capaz de fornecer a quantidade necessária de betacaroteno para o corpo. Existem suplementos de betacaroteno disponíveis no mercado farmacológico, porém constata-se que quando o aporte necessário é atingido de forma natural, os benefícios para a saúde são maiores, pois vem acompanhado de outros componentes nutritivos que, associados, podem prevenir o corpo de muitas outras doenças.
.
Veja também:
.
Partilhar

2 comentários:

Gabriel disse...

Muito bom texto.

Vânia Luz disse...

Bom texto, gostei das informações.