sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

CARNAVAL LIGHT

O Carnaval começa hoje e você pode se preparar desde já com uma alimentação fracionada que ajudará a manter o pique nas festas. Nesta época do ano é comum exageros de bebida, comida e falta de sono. Para atenuar os efeitos deste ritmo acelerado confira as dicas saudáveis.
.
ALIMENTAÇÃO
.
* Divida as refeições em 5 a 6 porções diárias, baseadas em frutas, legumes, cereais integrais, carnes magras, laticínios desnatados e outros alimentos leves. Isso garantirá até mesmo a eliminação daqueles quilinhos a mais.
* A dupla "agito e alta temperatura" também provoca inibição na fome, por isso o indicado é consumir alimentos de fácil digestão como saladas, frutas, carnes magras e legumes.
* O carboidrato não pode ser deixado de lado, já que é uma rica fonte de energia para o nosso organismo. É importante também incluir na refeição o consumo de fibras como aveia, soja, germe de trigo, linhaça e gergelim. As fibras proporcionam saciedade e auxilia o bom funcionamento do organismo.
.
HIDRATAÇÃO
.
Durante o calor do Carnaval, além da boa alimentação, a principal dica é consumir muito líquido, já que transpiramos mais. Crianças, obesos e idosos merecem maior atenção por serem mais vulneráveis à desidratação. Tenha sempre com você água, chás gelados, suco de frutas e água de coco. Se for consumir refrigerante opte pelos livres de açúcar e tome cuidado com os isotônicos em exagero, já que podem comprometer sua saúde por conter glicose e minerais em excesso. A água de coco e os sucos naturais têm a vantagem de serem também nutritivos.
.
Vale lembrar que nossa hidratação é ampliada quando consumimos legumes, verduras e frutas, pois nesses alimentos a água é o principal componente. Outro alimento funcional poderoso e que proporciona hidratação são os chás solúveis ricos em antioxidantes à base de Camellia sinensis (chá verde, vermelho, branco, amarelo) e Hibiscus, bebidas que possuem efeito termogênico e que podem ser consumidas geladas.
.
CUIDADO COM O ÁLCOOL
.
Outra dica importante é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas. O álcool tem muitas calorias e inibe o hormônio que regula a retenção natural de água pelo nosso corpo, causando diurese forçada nos momentos em que o corpo faria o contrário, levando ao risco de desidratação. Quando em excesso pode provocar a hipoglicemia, falta de açúcar no sangue, causando tontura, mal estar, queda de pressão arterial, desmaios e até lesões cerebrais.
.
SIGA AS DICAS SAUDÁVEIS E BOM CARNAVAL!
.
Partilhar

Nenhum comentário: