quarta-feira, 3 de março de 2010

CADÊ A FRUTA?

Em uma análise dos sucos artificiais na Revista Veja, os especialistas compararam três dos mais vendidos sucos em pó no Brasil, todos de laranja, à versão natural. Uma das conclusões é que a fruta passa longe dos sucos artificiais, ricos em aditivos químicos e açúcar. Eles também perdem em sabor.
.
VEJA ABAIXO A CONCENTRAÇÃO DE NUTRIENTES
(médias por copo de 200 mL)
.
* Extrato de Laranja: 1% nos sucos artificiais, sendo qua a polpa é desidratada. Já os sucos naturais apresentam 100%.
* Vitamina C: 7mg nos sucos artificiais. O natural tem em média 115mg.
* Calorias: 25kcal nos sucos artificiais (bem menos que o natural - 116kcal).
.
JÁ OS SUCOS DA SOJA...
.
Engenheiros de alimentos explicam que a indústria emprega, basicamente, duas tecnologias para chegar ao suco de soja. Para quem consome, é bom saber que tal informação aparece no rótulo – e compensa ir atrás dela: dependendo da técnica, afinal, o suco revela diferentes características.
.
* Extrato da soja: O processo é mecânico. O grão é aquecido a 100 graus e enviado a uma máquina para ser triturado. Resulta desse processo o extrato, ao qual se adicionam a polpa da fruta e os demais ingredientes. O suco fica mais denso e leitoso.
* Proteína isolada: O processo é químico. A proteína da soja é extraída por meio de uma solução alcalina. Recebe novo banho à base de uma solução ácida e vai à centrífuga. Já seca, junta-se à água e aos outros ingredientes. O gosto da soja se torna mais diluído.
.
CONCLUSÃO: É importante ficar atento aos rótulos e marcas dos produtos. Mas... nada melhor do que o suco natural da fruta.
.
Você também vai gostar de:
Rótulos de guloseimas enganam as mães
Fique de olho nas calorias das bebidas
Desvendando rótulos
.Partilhar

Nenhum comentário: