terça-feira, 16 de março de 2010

CULINÁRIA ITALIANA

Quando se pensa em comida italiana, macarrão e pizza são os primeiros pratos que vem na memória, porém ela é mais que isso e podemos considerar que atualmente essa culinária é uma das preferidas no Brasil e no mundo inteiro.
.
A região da Itália sofreu inúmeras influências dos mais variados povos, desde o império romano até os dias atuais, existindo períodos de fartura e também de crise, deixando assim marcas profundas na gastronomia italiana. O sul da Itália e as ilhas Sicília e Sardegna caracterizam-se pela culinária mediterrânea, trazendo a forte presença do azeite de oliva, legumes e hortaliças, massa e vinho e como não poderia ser diferente é farta em peixes e frutos do mar.
.
Nas regiões interioranas o consumo de animais como a ovelha, a cabra, o porco e eventualmente o gado bovino são comuns e principalmente no outono as caças são apreciadas. A pizza tem sua origem na província de Napoli, que também é famosa pela mozzarella - queijo proveniente do leite de búfalas. As regiões da Umbria, Marche e da Toscana mesclam a tradição do sul e do norte da península itálica. A Itália é um país inteiramente coberto de vinhedos oferecendo vinhos de alta qualidade e muita tipicidade, tendo como rival a França.
.
O risotto é um dos mais famosos pratos do norte da Itália, assim como o bollito misto, o carpaccio, o panettone e o ossobucco. O consumo em grande quantidade da manteiga, arroz e das massas recheadas são características comuns da região, concentrando também o maior número de produtos com fama internacional, como o vinho lambrusco, mortadela de Bologna entre outros. Acredita-se que o maior segredo da culinária italiana está na forma que os italianos encaram a comida e o ato de comer, pois para eles alimentar-se vai além do que uma necessidade fisiológica. Requer tempo, ótimas companhias e muito prazer.
.
Temperus Gastronômicos
Veja também:
Culinária Japonesa
Jantar engorda?
Carboidratos garantem energia e boa alimentação
.Partilhar

2 comentários:

Nut. Juliana Tolêdo disse...

Amo tudo que vem de lá: tomate, massas, vinho e frutos do mar. PArabéns pelo blog. Está muito bom!

Christiane Rocha Veloso disse...

Obrigada Juliana!
Continue visitando o blog!
Abraços!