sábado, 6 de março de 2010

OS BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS NA GRAVIDEZ

Exercícios físicos são importantes em qualquer fase da vida. Mas agora você tem mais um bom motivo para mantê-los na gestação. Segundo um estudo norueguês, mulheres que esperam o primeiro filho e têm uma atividade física regular durante a gravidez reduzem o risco de o bebê nascer com excesso de peso.
.
O estudo, que avaliou 36,8 mil grávidas, revelou que aquelas que se exercitavam pelo menos três vezes por semana durante a 17a semana de gestação tinham 25% menos chances de ter um filho com sobrepeso. Na 30a semana, a proteção fica em torno de 22%. De acordo com os cientistas, a atividade física ajuda a prevenir o crescimento excessivo do feto ao melhorar a capacidade de o corpo da mulher manter os níveis de açúcar no sangue sob controle. “Isso faz com que diminua a oferta de açúcar que vai para o bebê, controlando seu peso”, diz Alexandre Pupo Nogueira, ginecologista do Hospital Sírio-Libanês (SP).
.
O especialista alerta que, se você não fazia nenhuma atividade física antes de engravidar, agora não é o melhor momento para virar atleta. Mas você pode optar por exercícios mais leves, como caminhadas diárias ou hidroginástica. Segundo um estudo publicado no Jornal da Academia Americana de Cirurgiões Ortopedistas (JAAOS), essa atitude de não ficar parada na gravidez aumenta a probabilidade de você incorporar a prática no seu dia a dia depois que o bebê nascer. Os cientistas acreditam que, ao se tornar mãe, a mulher reavalia seu estilo de vida, motivada por cuidar não só da sua saúde, mas também do bebê.
.
O ideal, no entanto, é que a mulher que pretende engravidar comece a fazer algum tipo de atividade física aeróbica, a fim de melhorar o condicionamento cardiovascular. E os benefícios vão desde a prevenção de doenças, como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia, até maiores chances de o bebê nascer de parto normal.
.
Veja aqui 10 orientações para praticar atividade física na gestação.
E ainda...
.
Partilhar

3 comentários:

Priscila Sousa disse...

Ja estou acima do peso e estou gravida de 5meses quero um exercicio ou uma dieta que me ajude a perde ou não mais ganhar peso bjs

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Priscila! Fique atenta então para que vc não ganhe peso em excesso, pois pode ser prejuducial ao bebê. Aqui no blog só posso te orientar. Se quiser pode me mandar e-mail tb. Beijos!

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Priscila! Fique atenta então para que vc não ganhe peso em excesso, pois pode ser prejuducial ao bebê. Aqui no blog só posso te orientar. Se quiser pode me mandar e-mail tb. Beijos!