terça-feira, 27 de abril de 2010

BATATA CONGELADA?

Criança adora batata frita. Por isso, a Pro Teste analisou a quantidade de gordura saturada, maléfica ao coração, que os produtos testados trazem. Como referência foi ultilizada a mesma porção de 85g usada para os adultos. Veja abaixo os produtos indicados, se preparados no forno, em cada faixa etária.
.
- Entre 1 e 3 anos: A única marca testada com quantidade de gordura saturada aceitável para crianças menores que quatro anos de idade é a McCain, se preparada no forno. Purê, batata cozida ou apenas assada, são mais indicados do que batata frita ou congelada feita no forno para esta idade. - Entre 4 e 6 anos: Todas as marcas podem ser consumidas quando os produtos forem preparados no forno. Porém, a McCain tem menos gordura saturada que as demais.
- Mais que 7 anos: Todas as marcas podem ser consumidas quando os produtos forem preparados no forno. McCain e Sadia são melhores em gordura saturada para esta faixa etária que as demais.
- Adultos: Para os adultos, a quantidade de gordura saturada dos produtos testados, quando preparados no forno, não trazem problemas para a saúde.
.
BATATA IN NATURA
.
É trabalhoso, mas compensa! Para ter uma comparação mais completa, a Pro Teste testou também a batata in natura frita em casa. A conclusão é que o trabalho de descascar e cortar a batata vale a pena. A porção de 85g de batata in natura frita como nossas avós costumavam fazer tem menos calorias (115Kcal) e gordura que qualquer batata pré-frita congelada, inclusive se preparada no forno. A batata feita em casa pode ser consumida por crianças e adultos e é também mais barata (R$1,82 para cada 700g de produto in natura).
.
Fonte: Pro Teste
Veja também:
'Junk Food' pode viciar tanto quanto drogas
O que é gordura trans?
Restaurantes usam óleo além do tempo ideal
.Partilhar

3 comentários:

Nut. Juliana Tolêdo disse...

Que legal! Adorei o post. Ainda mais que a batatinha frita é o petisco de preferência nacional! Parabéns!

Néquinha disse...

Oi Chirs!
Engraçado, mas a batata frita feita em casa, parece ficar mais brilhosa de gordura q a congelada. Talvez porque eu não sei fazer direito.....

Christiane Rocha Veloso disse...

Oi Michele! A batata feita em casa não fica com aquela aparência sequinha mesmo não. Vc tem que deixá-las escorrer bem e uma boa dica é congelar um pouco as batatas, depois de picá-las, e fritar... mesmo assim, é melhor por ser in natura.
Já as congeladas são mais um dos produtos industrializados não é mesmo...?