sábado, 24 de abril de 2010

CULINÁRIA PORTUGUESA

Os portugueses são donos de uma cozinha generosa nos contrastes e sabores, nossos colonizadores transmitem ao mesmo tempo rusticidade e alto refinamento no ato de cozinhar. De norte a sul do país, cada província preserva as suas tradições culinárias com o mesmo fervor dedicado à memória dos seus escritores de verso e prosa.
.
Os portugueses almoçam e jantam mais tarde que nós e iniciam suas refeições com sopas, seja nos salões dos restaurantes requintados, no interior das tascas ou tabernas ou nas residências. Têm o hábito de petiscar, nas ruas e tascas, ao longo do dia, ficam à venda todo tipo de pastel (ou empadinha), risole e o fabuloso bolinho de bacalhau. Portugal conserva qualidade e notoriedade na produção de queijos, vinhos, gado, azeites. Para nós, brasileiros, deixou o legado de receitas que se tornaram unanimidades nacionais, como as de bacalhau servidas na Páscoa, e que se tornaram base da formação da nossa própria tradição culinária.
.
Em Portugal vive-se o contraste das sopas e caldeiradas muito saborosas e de feitio simples, transbordando vários tipos de carnes e legumes e regadas a puro azeite e bom vinho tinto, com a delicadeza dos trabalhosos doces elaborados durante séculos nas cozinhas dos conventos por freiras e das filhas da fidalguia. O bacalhau salgado, o símbolo mais forte da culinária, vem da Noruega, Canadá e Inglaterra. A população aproveita tudo o que produz a orla marítima, principalmente as sardinhas, que representam 40% do consumo interno de pescados. As caldeiradas de vários tipos de peixes, os mexilhões, os filés grelhados, as sopas são muito populares.
.
Oriundos dos rios, a truta, o sável e a rara lampreia são peixes regionais, que rendem diversos pratos maravilhosos e são muito apreciados. O caldo verde, acompanhado por uma broa de milho fresca, é o prato nacional e o orgulho do Minho, uma província setentrional produtora do vinho verde e onde se comem os melhores pratos de arroz misturados a carnes de aves, presunto cru e aos embutidos (lingüiças, chouriços, salpicões, morcelas) – encontrados em abundância em qualquer parte do país. A cozinha portuguesa utiliza seus ingredientes regionais de forma bastante diversificada. Um exemplo é a açorda, ou qualquer sopa que leva pão, geralmente caseiro e assado em forno à lenha. Dependendo da região, ela pode ser de peixe, vegetais, porco, frango e até escargot.
.
Fonte: RG Nutri
Veja também:
Culinária Italiana
Culinária Japonesa
Azeite de oliva
Tomar vinho no jantar melhora a digestão?
.
Partilhar

Nenhum comentário: