domingo, 4 de abril de 2010

CHOCOLATE E CORAÇÃO

O chocolate definitivamente não é um alimento qualquer. Proveniente do fruto do cacaueiro (Theobroma cacao) e utilizado literalmente há mais de 1000 anos, seu uso vem ultrapassando as necessidades compulsivas dos chocólatras e dos admiradores mais moderados para se tornar objeto de estudos científicos que tentam estabelecer seus benefícios à saúde.
.
De afrodisíaco a protetor do coração, passando também por antidepressivo, o chocolate tem mostrado que realmente pode ser chamado de “produto dos deuses”.
.Quando se pensa em chocolate, não se pode esquecer que muitas substâncias estão presentes em sua composição, dentre elas, destacamos os triptofanos, a feniletilamina, a teobromina, a cafeína, os flavonóides, vitaminas e sais mineirais. Mas não vamos esquecer também que existe gordura, o que não torna essa tentação tão divina assim. Em seu processamento, alguns tipos de chocolate podem receber leite e gordura hidrogenada, tornando-os verdadeiros vilões à saúde por aumentar muito seu valor calórico. O chocolate amargo parece ser a melhor opção, feito a partir dos grãos de cacau torrados, sem adição de leite, é o mais rico em flavanóide, um antioxidante que vem sendo muito estudado.
.
Embora seja também o terror das dietas, o chocolate contêm muitas substâncias que têm merecido atenção da sociedade científica. Os flavonóides são compostos fenólicos que funcionam em nosso organismo como antioxidantes, capazes de neutralizar os denominados radicais livres, considerados prejudiciais. Cientistas vem tentando produzir um chocolate ainda mais rico em flavonóides, mas ao que tudo indica, existe algum prejuízo em seu sabor quando submetido à essa alteração. Os flavonóides são pigmentos hidrossolúveis presentes em vegetais que pertecem ao grupo dos polifenóis, que por sua vez, possuem várias subdivisões em classes, incluindo as flavanas, flavanonas, isoflavonas, catequinas e as antocianinas, dentre outras.
.
Além de servir como antioxidante, os flavonóides estão relacionados com a redução do mau colesterol (LDL) e aumento dos níveis de bom colesterol (HDL). Outra ação já bastante destacada atribuída ao chocolate é seu efeito positivo na pressão arterial. Alguns trabalhos mostram que o chocolate pode reduzir tanto a pressão arterial sistólica como a pressão arterial diastólica. Entretanto, as evidências dos benefícios cardiovasculares produzidos pelos flavonóides são ainda controversas, já que nem todos os estudos mostraram essa relação benéfica.
.
Como se pode concluir, o chocolate não é um alimento qualquer, envolve em sua constituição inúmeros componentes que parecem exercer efeitos realmente benéficos no fluxo sanguineo, nos níveis pressóricos e no perfil lipídico (colesterol). Entretanto, estudos realmente grandes e com um número maior de pacientes, ainda não estão disponíveis para definir as doses consideradas ótimas e capazes de conferir a proteção cardiovascular pretendida. Nenhuma sociedade médica recomenda a ingestão regular de chocolate, sendo que crianças não deveriam consumir mais de 30g (equivalente a um chocolate “baton”) e os adultos não deveriam ultrapassar de 50g (equivalente a 2/3 de uma barra pequena de chocolate), ressaltando ainda que não deve ser consumido diariamente.
.
Com isso, antes de cair em tentação, vale o conceito da moderação, evitando-se o consumo exagerado, sem no entanto, abrir mão desse alimento de sabor único.
.
O ALIMENTARIUM DESEJA A TODOS UMA FELIZ PÁSCOA!
.
Veja a matéria completa no site CDBH
Veja também:
Páscoa com moderação
Caminhada reduz níveis de pressão arterial
Refrigerante em excesso pode ser prejudicial aos músculos e coração
Chocolate: prazer ou vício?
.Partilhar

Nenhum comentário: