quinta-feira, 17 de junho de 2010

5 FORMAS DE CONSUMIR MAIS LEITE EM CASA

Após o período de amamentação, o ideal é incluir leite e derivados na alimentação das crianças, seja em fórmulas infantis, misturado com frutas e até papinhas. Confira as dicas e sugestões para incluí-los na alimentação do seu filho:
.
NA PAPINHA DOCE: Misture o leite às papinhas de frutas depois do alimento amassado com um garfo. Escolha as naturalmente mais doces, como banana e mamão.

NO IOGURTE: Iogurtes naturais são outra boa fonte de cálcio. Dá para misturar com frutas também. Compre os integrais. Aqueles com porcentagem menor de gordura não são adequados para as crianças, porque nessa fase elas precisam dessa substância para se desenvolver e crescer.

NO COPO: Se o seu filho usa mamadeira, você pode começar a dar o leite em copos coloridos. A novidade atrai a atenção, afinal, ele passará a tomar o leite como você.

NO QUEIJO: Os queijos brancos podem ser consumidos por crianças a partir de 1 ano e meio. Espere até os 2 anos para oferecer coalhada seca. Se seu filho tem mais de 6 anos, ele já pode comer queijos mais fortes, como o provolone.

NA PAPINHA SALGADA: Acrescente leite na papa de vegetais e carne, transformando-a em um creme. Não misture leite a alimentos que contêm muito ferro. Nesse caso, o cálcio dificulta a absorção do nutriente.
.
Prefira leite e iogurtes integrais. Os desnatados são contra-indicados para a criança, pois além de possuir densidade energética muito baixa, pode causar deficiências severas de gorduras essenciais e determinadas vitaminas. Os leites achocolatados também devem ser evitados durante o 1º ano e vida devido à presença de alguns fatores antinutricionais do chocolate, os quais podem comprometer a utilização da proteína e do cálcio do leite. O leite de vaca não submetido a processamento térmico prévio é desaconselhável. Leites in natura expõem a criança ao risco de doenças e intoxicações.
.
Fonte: Revista Crescer
Confira também:
Tipo de gordura do leite integral protege o coração e ajuda a emagrecer
Alergia ao leite de vaca
Queijo para que te quero
.Partilhar

2 comentários:

Unknown disse...

Bem lembrado Christiane! Muitas mães oferecem leite desnatado para crianças pensando ser mais saudável.
Ah! e que foto linda da criança!
Abs!

Christiane Rocha Veloso disse...

Oi Ana Cláudia! Pois é, isso é muito comum mesmo de acontecer. As mães acham que por ter menos gordura é um leite mais saudável para crianças, esquecendo que elas precisam destas gorduras!
Obrigada pela visita!
Beijos!