domingo, 27 de junho de 2010

ALIMENTOS TERMOGÊNICOS E SUAS CARACTERÍSTICAS

Você sabe o que são alimentos termogênicos? São alimentos que quando ingeridos e após o processo de digestão geram um gasto maior de energia, devido as suas propriedades, e com isso aceleram o metabolismo e de certa forma contribuem com o emagrecimento.
.
É essencial, dentro deste contexto, salientar que ingerir somente este tipo de alimento para conseguir emagrecer não é a solução, para que o emagrecimento aconteça é preciso ter uma alimentação saudável e inserir na rotina diária a prática de atividade física.
.
Não se tem uma recomendação estabelecida sobre a quantidade a ser ingerida desses alimentos, existem apenas indicações. Vamos aqui salientar que o consumo desses alimentos só deve acontecer se o individuo não apresentar nenhuma restrição médica, afinal a ingestão exagerada destes alimentos pode ser prejudicial.
.
Alimentos como pimenta vermelha, brócolis, laranja, mostarda, acelga, linhaça, guaraná, kiwi, sardinha, couve, salmão, aspargos, bacalhau, chá verde, gengibre, pimentão, café e alguns outros possuem efeito térmico no organismo. Esse efeito térmico faz com que a temperatura do organismo aumente e conseqüentemente faça com que o metabolismo se acelere para queimar energia e gordura.
.
Aí vão alguns alimentos considerados termogênicos:
.
1. PIMENTA: possui uma substância chamada capsiacina que de acordo com um estudo realizado, mostrou que o consumo frequente (3g por dia) pode aumentar o metabolismo em até 20%. Você pode utilizar essa quantidade para temperar salada e outros pratos.

2. CHÁ VERDE: possui muitos benefícios ao organismo, entre eles a prevenção de doenças e colabora com bom funcionamento do trânsito intestinal, além de acelerar o funcionamento do metabolismo. Comece com 1 xícara de chá de cinco a dez minutos antes das refeições.

3. GENGIBRE: Assim como a pimenta, se for consumido frequentemente também pode aumentar 20% o metabolismo. Você pode mastigar um pedacinho por dia ou preparar um chá ou ainda incluir em sucos. O gengibre também é muito utilizado para enjôo.

4. CANELA: Esta melhora o sistema imunológico e também tem poder termogênico. Você pode colocar uma pitada de canela no café ou em frutas.
.
A escolha dos alimentos quando feita com atenção e cuidado só traz benefícios à saúde do organismo como um todo, este tendo seu funcionamento regular é sinônimo de qualidade de vida!
.
Fonte: Temperus Gastronômico
Veja mais...
Canela ajuda a controlar o colesterol ruim
Pimenta para emagrecer
O poder de cura do gengibre
Chás verde, branco o amarelo
.Partilhar

2 comentários:

Nalva Araújo disse...

Olá Christiane,já acompanho seu blog á algum tempo e gosto muito,estou repassando um selo que ganhei e espero que goste também,pois estou dando com carinho ,passe no meu blog e pegue...beijos!
http://nalva-mileumafaces.blogspot.com/

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Nalva! Agradeço de coração o seu carinho! Parabéns pelo blog! Abraços!