quarta-feira, 16 de junho de 2010

PARA GANHAR PESO SE ALIMENTE BEM

Há quem pense que, planos alimentares personalizados, dietas e mudanças no hábito alimentar são coisas somente para indivíduos que tem como objetivo o emagrecimento, mero engano!
.
Pessoas que estão abaixo do peso ou que apresentam histórico genético, ou seja, que os pais e familiares próximos são magros, estas possuem o desejo de ganhar peso, mas peso adquirido de maneira saudável. Os indivíduos que querem ganhar peso, precisam entender que não basta apenas aumentar as porções de alimentos e muito menos trocar os lights pelos produtos tidos como “normais” ou tradicionais.
.
É sim necessário saber o que é correto de se fazer, para que o ganho de peso aconteça de maneira saudável, ou seja, que aconteça pelo aumento da massa magra e não da massa gorda. Por essa e outras coisas que ganhar peso saudavelmente não é fácil, muita das vezes a dificuldade em ganhar peso se deve ao metabolismo, que por algum motivo aproveita os nutrientes para formar energia e não armazená-la, ou por genética, ou por distúrbios como o hipertireoidismo que podem dificultar o aumento de peso.
.
A tireóide é uma glândula que produz hormônios responsáveis por regular a nossa taxa de metabolismo, quando esses hormônios são produzidos em excesso, como é o caso do hipertireoidismo, há um aumento do nosso gasto metabólico basal, ou seja, calorias “gastas” para realizar as nossas funções vitais.
.
A mesma recomendação dada para aquelas pessoas que buscam a perda de peso é válida também para as que desejam ganhar peso, ou seja, dieta saudável e equilibrada e a prática regular de atividade física. Lembrem-se que pessoas tidas como magras não é sinônimo de saúde, pois estas também desenvolvem doenças como: colesterol, hipertensão e diabetes.
.
Portanto, nada de exagerar nos doces, frituras, alimentos tipo fast-food, embutidos, queijos amarelos, etc. independente do peso na balança! O ideal é procurar um nutricionista para que este elabore um plano alimentar personalizado, de acordo com a necessidade de cada um, o nutricionista é quem vai avaliar se existe a necessidade ou não da ingestão de suplementos alimentares.
.
FIQUE POR DENTRO DAS DICAS
.
º Evite ficar sem alimentar por mais de 2 horas, realize de 5 a 6 refeições diárias;
º Prefira os carboidratos integrais, excelente fonte de energia e muito nutritivo;
º Utilize o azeite de oliva diariamente, este além de aumentar a ingestão de calorias, auxilia no combate aos radicais livres e no controle das taxas de colesterol;
º Consuma frutas oleaginosas como: macadâmia, nozes, castanhas. Assim como o azeite, elas são fonte das chamadas “gorduras boas” (mono e poliinsaturadas) e te ajudarão na prevenção de doenças cardiovasculares.
º A prática de exercício físico e musculação favorecem o aumento de massa muscular e conseqüente aumento de peso.
.
Fonte: Temperus Gastronômico
Veja mais...
Suco de beterraba aumenta a resistência física
Carboidratos garantem energia e boa alimentação

Suplementação em crianças
.Partilhar

Nenhum comentário: