segunda-feira, 7 de junho de 2010

PREFIRA SUSHI SEM SHOYU

A ProTeste analisou o rótulo de nove molhos, três de cada tipo, shoyu, inglês e pimenta, para indicar uma alternativa mais saudável à sua alimentação. O molho shoyu, muito utilizado na culinária oriental, deve ser consumido com moderação. Apenas uma colher de sopa de molho shoyu traz quase toda quantidade de sódio que um adulto deveria ingerir em um almoço.
.
A mesma quantidade de molho inglês, por sua vez, representa 6% e 16% das necessidades de sódio de um adulto em um almoço. Se você gosta de comida picante, em vez de usar o molho shoyu, use um molho de pimenta. A substância que dá o ardido na pimenta alivia as dores de cabeça, controla níveis de glicose no sangue, aumenta a capacidade pulmonar e ajuda no tratamento de renite.
.
Uma colher de sopa de molho de pimenta tem entre 11% e 22% das necessidades de sódio de adulto em uma refeição. Qualquer molho com glutamato deve ser evitado, pois pode causar alergias. E, se o benzoato de sódio estiver na lista de ingredientes, o molho deve ser evitado por crianças. Este conservante pode causar hiperatividade infantil. Prefira os com sorbato de potássio. Por fim, prefira sempre os alimentos que trouxerem menos sódio. O excesso de sódio causa hipertensão.
.
Fonte: Temperus Gastronômico
Veja também:
Culinária Japonesa
Cravo-da-índia, um aliado da saúde
Pimenta para emagrecer
.Partilhar

2 comentários:

Gabriel disse...

Esse hábito de banhar o peixe no shoyu é coisa de ocidental. Lá no Japão eles pouco moolham o peixe no shoyu.

Christiane Rocha Veloso disse...

É verdade, Gabriel! O segredo é sempre a moderação no consumo, não é mesmo? Abraços!