quinta-feira, 24 de junho de 2010

VOCÊ ANDA ESTRESSADO?

O estresse está em toda parte, seja no trânsito, no trabalho, relações familiares, nas relações pessoais... É difícil encontrar alguém que não esteja estressado hoje em dia. É o preço que pagamos por levarmos uma vida tão agitada numa grande metrópole. Infelizmente é o nosso corpo que sofre com todas estas “agressões”.
.
O estresse causa uma liberação maior de toxinas em nosso organismo, consome várias vitaminas e minerais, afeta a nossa digestão e o nosso metabolismo (nos tornando mais propensos a ganhar peso), além de ficarmos mais irritados, menos pacientes e mais cansados.
.
A alimentação pode ser uma arma muito poderosa contra os sintomas do estresse. A seguir uma lista de alimentos “desestressantes” que podem melhorar seu astral e sua qualidade de vida no dia-a-dia:
.
• SALSÃO: Possui nutrientes que combatem substâncias liberados no estresse que causam vasoconstrição (compressão dos vasos sanguíneos que pode ocasionar a alta da pressão arterial), além de possuir efeitos calmantes. Acrescente um talo de salsão picadinho em sua salada na hora do jantar, com certeza você vai sentir uma melhora a qualidade do sono.

• AMÊNDOAS: Possuem magnésio em sua composição, a deficiência deste mineral aumenta a ansiedade, a irritabilidade e a insônia. Leve com você um punhadinho de amêndoas para comer nos lanches entre as refeições.

• ASPARGO E ABACATE: Ajudam na formação da enzima antioxidante glutationa peroxidase, fortalecendo e mantendo o fígado sadio. Este órgão tem uma relação direta com o nosso estado de humor.

• CHÁS: Mais especificamente os chás de camomila e folhas de maracujá, que possuem efeito calmante.
.
Caso o seu problema maior seja a irritação e o mau humor, alguns alimentos contribuem diretamente para a formação da serotonina, hormônio do humor, sendo eles: arroz integral; algas - que além de facilitar a excreção das toxinas, é rica em aminoácidos; repolho - rico em antioxidantes, vitamina A, C, E e Beta Caroteno. Ajuda ainda a combater os radicais livres gerados no estresse, evitando o envelhecimento precoce.
.
Fonte: Emex Nutrição Orientada
Veja mais...

Alimentos para melhorar o humor
.
Veja também a matéria do Portal Nutrição em Foco:
.
Partilhar

2 comentários:

Vanessa Roriz disse...

Olá Christiane,
Escrevi uma matéria no portal nutrição em foco sobre esse assunto, dê uma olhadinha. bjos

http://www.nutricaoemfoco.com.br/pt-br/site.php?secao=belezaesaude&pub=5656

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Vanessa! Mto boa a matéria! Coloquei o link aqui no texto. Obrigada!