quinta-feira, 15 de julho de 2010

POSSO TOMAR CHÁ NA GESTAÇÃO?

Com os dias mais frios, você não resiste a um chazinho? Mas, na gravidez, é preciso cuidado com tudo o que você consome. Até essa bebida simples pode, sim, ser um problema. Um estudo realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), publicado pelo American Journal of Obstetrics and Gynecology, mostrou que a época em que as grávidas norte-americanas mais são adeptas de chás e remédios à base de ervas é no primeiro trimestre da gestação. O período mais crítico da gravidez, quando o bebê está em formação.
.
Alguns chás, inclusive, podem ser abortivos, caso dos de canela e de cravo-da-índia. Há aqueles que contêm grande quantidade de cafeína, como o preto e o mate. “A cafeína deve ser excluída durante toda a gestação. Ela é um estimulante do sistema nervoso central, o que pode deixar a mulher agitada, com taquicardia, trazendo aceleração dos batimentos cardíacos não somente para ela, mas também para o bebê”, afirma Antonio Júlio de Sales Barbosa, obstetra e ginecologista do Hospital Santa Catarina (SP).
.
Segundo Regina Stikan, nutricionista do Hospital e Maternidade São Camilo (SP), a gestante deve optar pelos chás claros, mas não deve tomá-los todos os dias. "Os mais indicados são os de erva doce e erva cidreira, que têm efeito calmante", diz. Ainda assim, o obstetra alerta: “Por existirem poucos estudos sobre o efeito das plantas medicinais durante os nove meses, é preciso sempre conversar com o seu obstetra. Ele é quem vai avaliar a segurança de medicações e alimentos durante a gravidez”, afirma. .
CHÁS NA BERLINDA
.
º CHÁ VERDE - Acelera o metabolismo e não tem um estudo definido. Não indicado.
º CHÁ BRANCO - Acelera o metabolismo. Não indicado.
º CHÁ PRETO - hiperacidez, redução do apetite e prisão de ventre. Não indicado.
º CHÁ DE ERVA DOCE - calmante. Indicado.
º CHÁ DE CANELA - relaxante. Não indicado.
º CHÁ DE CRAVO-DA-ÍNDIA - relaxante. Não indicado.
º CHÁ DE ERVA CIDREIRA - calmante. Indicado.
º CHÁ MATE - não realiza a adequada absorção de proteínas, ferro e cálcio. Não indicado.
º CHÁ DE ALFAZEMA - tranquilizante. Indicado.
.
Fonte: Revista Crescer
Veja mais:

Misturar ervas e até chá verde com remédios pode ser perigoso
Chá na alimentação de bebês?
Chá e café podem diminuir a absorção de ferro
.Partilhar

2 comentários:

Nut. Juliana Tolêdo disse...

Que interessante! Bem lembrado!

Christiane Rocha Veloso disse...

Oi Juliana! Geralmente esquecemos dester detalhes, não é mesmo?
Beijos!