domingo, 29 de agosto de 2010

PARANDO DE FUMAR: DICAS PARA NÃO ENGORDAR

Hoje comemora-se o DIA NACIONAL DO COMBATE AO FUMO! O tabagismo está presente em praticamente todas as culturas, e é considerado uma das principais causas de mortes no mundo, pois a fumaça apresenta uma mistura de aproximadamente sete mil elementos químicos diferentes.
.
Pensando no ponto de vista nutricional, o consumo do cigarro prejudica a mucosa olfativa e as papilas gustativas, fazendo com que o fumante ingira frutas e verduras com menor frequência e acabe dando preferência a alimentos com excesso de condimentos. Além disso, a ingestão de balas e chicletes para redução do odor de fumaça na boca é bem alta.
.
Muitas vezes há uma grande preocupação em ganhar peso ao parar de fumar. Isso realmente pode acontecer, pois ocorre uma melhora no paladar e no olfato, que poderá aumentar a vontade de ingerir alimentos diversos e muitas vezes, calóricos. Ainda há uma necessidade de controlar ansiedade e tensão, que antes eram descontadas no fumo, e agora são compensadas nos alimentos.
.
O primeiro passo para conseguir controlar o peso, é ter força de vontade! Tentar controlar a ansiedade e procurar um profissional nutricionista, são ótimas dicas! Assim, o ex-fumante terá um plano alimentar de acordo com as suas necessidades, e poderá acrescentar na alimentação diárias alguns alimentos que permitem controlar a ansiedade.
.
VEJA ALGUMAS DICAS PARA O CONTROLE DO PESO:
.
1) Procurar fazer pelo menos 6 refeições ao dia, sendo três lanches e três refeições completas.
2) Ingerir pelo menos 8 copos de água ao dia, que ajudarão na saciedade e na eliminação de toxinas.
3) Dar preferência às frutas, verduras e alimentos ricos em fibras.
4) Praticar atividade física regularmente, ou no caso de quem já era praticante, aumentar o nível de atividade.
5) E, principalmente, saber da importância de não fumar e conseguir perceber as melhoras na qualidade de vida.
.
Fonte: Uol
Veja mais...
O bom funcionamento do fígado também interfere no emagrecimento
Qualidade das unhas pode revelar deficiência de nutrientes
Eu sou 12 por 8

.Partilhar

Nenhum comentário: