domingo, 12 de dezembro de 2010

CIENTISTAS DESENVOLVEM MAÇÃS QUE NÃO FICAM ESCURAS APÓS SEREM CORTADAS

Pouco tempo após ser cortada, a maçã fica marrom. Isso acontece porque, quando a fruta é partida, ela reage com o oxigênio do ar, produzindo o tom escuro. Se houver ferro por perto, geralmente na faca usada para o corte, o processo é ainda mais rápido. Apesar da má aparência, a cor escura não significa que a fruta esteja estragada.
.
Mas foi pensando em prolongar a beleza da fruta que especialistas da Okanagan Specialty Fruits, uma empresa de biotecnologia do Canadá, iniciaram pesquisas a fim de produzir uma maçã que não escureça. O resultado recebeu o nome de “Arctic”. “ Elas parecem maçãs, crescem como maçãs, podem ser vendidas como maçãs mas, quando você cortar, ela não ficará escura”, explica o presidente da companhia, Neal Carter.
.
Ainda segundo o dirigente, as frutas geneticamente modificadas, que possuem genes inibidores da produção das enzimas que causam o escurecimento, beneficiarão produtores e consumidores. “A Arctic impulsionará as vendas de maçãs”, acredita. As previsões de Carter também apontam uma queda no preço do produto. A empresa também já pediu às autoridades dos Estados Unidos o aval para colocar nas prateleiras dos supermercados do país a nova maçã, que pode ser calmamente degustada.
.
Fonte: Temperus Gastronômico
Veja mais...
Maçã para afastar a gripe
Saúde na casca: benefícios da farinha de fruta
Café em sachê e café em cápsula

.Partilhar

Nenhum comentário: