domingo, 3 de abril de 2011

AZEITONAS E ÓLEO DE OLIVA NA OSTEOPOROSE

A ingestão de cálcio associado a vitamina D é responsável pelo combate à osteoporose, doença que fragiliza os ossos e aumenta os riscos de fratura. R.Santiago-Mora e colaboradores da Unidade de Metabolismo Mineral, do Hospital Universitário Reina Sofía, Córdoba estudam o tema.

Os autores constataram que a azeitona é rica em polifenóis e também oleuropeína que ajuda a combater os radicais livres e eventualmente pode ajudar a combater a osteoporose.

Com isso abre se a possibilidade de combater a osteoporose ingerindo azeitonas ou utilizando algumas colheres de azeite de oliva mas não há evidências de que isso realmente ocorra. As pesquisas que mostraram que a incidência de osteoporose na Europa mais baixa nos países mediterrâneos.

Nesses países, estima-se que a ingestão de azeite de oliva varie entre 30 g e 50 g diários por pessoa, ou seja, aproximadamente 1,16 mg de oleuropeína/dia. Contudo, outros fatores podem influenciar o tecido ósseo, como características genéticas, exposição ao sol, atividade física e hábitos de vida. Por isso, não parece prudente responsabilizar apenas a dieta mediterrânea pelas diferenças de densidade óssea encontradas nas diversas populações.

A principal restrição nutricional das azeitonas decorre de seu método de conservação, que usa salmoura, o que aumenta muito seu teor de sódio devem ser usado com parcimonia por pacientes hipertensos.

Fonte: Nutrição Sadia
Veja mais...
Azeitonas
Culinária portuguesa
Azeite de oliva

.Partilhar

Nenhum comentário: