terça-feira, 26 de abril de 2011

ENERGÉTICO + BEBIDA ALCOÓLICA É PIOR QUE ÁLCOOL PURO

Misturar bebidas energéticas com álcool é mais arriscado do que beber álcool sozinho, de acordo com um novo estudo norte-americano.

"Os jovens estão bebendo de uma maneira diferente da que bebiam no passado", disse Cecile A. Marczinski, professora de psicologia na Northern Kentucky University e autora do estudo. "Clássicas bebidas mistas, como rum e Coca-Cola, foram substituídas por drinques que misturam energético e vodca."

Os resultados do trabalho mostram que as substâncias estimulantes dos energéticos alteram a percepção cognitiva, aumentando a tendência a comportamentos de risco. "Um consumidor de bebida alcoólica age de forma impulsiva. No entanto, quem bebe álcool com energético se sente mais estimulado. Portanto, o consumo da combinação configura um cenário arriscado devido ao aumento da sensação de estímulo e dos níveis de impulsividade", diz Marczinski.

COMO FOI FEITO O ESTUDO

A professora e seus colegas separaram aleatoriamente 56 estudantes universitários, entre 21 e 33 anos, em quatro grupos. Um deles recebeu apenas álcool; o outro, as bebidas energéticas; o terceiro grupo recebeu os dois juntos; e o grupo final, uma bebida suave. Os participantes tiveram que relatar como se sentiam: estimulados, sedados, enfraquecidos ou intoxicado.

"Os resultados fornecem evidência laboratorial concreta de que a mistura de bebidas energéticas com álcool é mais arriscada do que o álcool sozinho", afirma Marczinski. O estudo será publicado na edição de julho da revista "Alcoholism: Clinical & Experimental Research".

Fonte: Folha Uol
Veja também:
Bebidas alcoólicas: qual o limite?
Que bebida causa a pior ressaca?
Beber muita cerveja de uma só vez provoca barriga

.Partilhar

Nenhum comentário: