quinta-feira, 21 de abril de 2011

PÁSCOA COM POUCO (OU SEM) CHOCOLATE

A Páscoa geralmente é sinônimo de (muito) chocolate. No entanto, mesmo que o consumo esteja liberado no feriado, não vale exagerar - principalmente com as crianças. Repleto de vitaminas, minerais e flavonóides (substâncias antioxidantes que reduzem o risco de doenças cardiovasculares, presentes principalmente no chocolate amargo), esse alimento também é fonte de gorduras e açúcares.

Para as crianças que têm algum problema de saúde que impede o consumo - como no caso de intolerância à lactose, diabetes ou aquelas que estejam acima do peso - o cuidado deve ser ainda maior. “Os pais precisam conversar muito com a criança e explicar os motivos da restrição. Elas precisam aprender a conviver com as limitações desde cedo”, diz Daniela Carla Prestes, psicóloga do Hospital Pequeno Príncipe.

Vale substituir por um brinquedo ou outra guloseima? “Apenas se for algo que a criança realmente quer. Caso contrário, os pais vão dar a sensação de que o ‘não’ é algo ruim”, diz Daniela. E lembre-se: o chocolate está liberado apenas depois dos 2 anos de idade.

Outra alternativa é mostrar que a data não está vinculada apenas ao chocolate. Aproveite o feriado e incentive brincadeiras como 'caça ao tesouro', corrida de ovos, mímica ou desenhos de coelhinhos. Aproveite também atividades em livrarias e shoppings, que geralmente preparam um roteiro especial para a data.

PÁSCOA MAIS LIGHT

Não dá para passar a data sem chocolate, mas você pode fazer escolhas que não vão pesar tanto na sua balança:

º Prefira o meio amargo, que é menos calórico e o melhor para combater os radicais livres.

º A vontade de comer costuma aparecer no fim da tarde, quando alguns neutrotransmissores “relaxantes” estão com níveis mais baixos. Nessa hora, prove o equivalente a dois tabletes pequenos de chocolate (60 gramas) e guarde o restante no congelador, cortado em pedaços.

º Para queimar as calorias ingeridas, caminhe por cerca de uma hora.

CONFIRA PORÇÕES ADEQUADAS PARA TODA A FAMÍLIA

3 a 5 anos: um bombom pequeno, duas vezes por semana

6 a 9 anos: dois bombons pequenos ou uma fatia de 20 g de chocolate, duas vezes por semana

10 anos ou mais: dois bombons médios ou 1 fatia de 30 g de chocolate, no máximo três vezes por semana

Adultos: 2 bombons médios ou 1 fatia de 30 g de chocolate, no máximo três vezes por semana. O chocolate amargo está liberado diariamente, desde que a porção não ultrapasse cerca de 12g

Adultos com controle de peso: a mesma quantidade, no máximo duas vezes por semana

Fonte: Revista Crescer
Veja também:

Páscoa com moderação
Chocolate e coração
O cacau e os benefícios para a saúde

.Partilhar

Nenhum comentário: