domingo, 22 de maio de 2011

PREVENÇÃO À GRIPE VAI ALÉM DA VACINA

As campanhas de vacinação contra a gripe são importantes, mas as formas de prevenção vão além das doses aplicadas nos postos de saúde. A principal delas tem a ver com uma dieta equilibrada. Entre os alimentos que você precisa ingerir diariamente, há aqueles que apresentam vitaminas e minerais específicos para tornar o corpo mais resistente.

Como destaca a nutricionista Tarcila Campos, um cardápio que preserve a saúde do intestino é fundamental, pois o órgão pode ser tanto uma porta de entrada ou uma barreira para bactérias e vírus. Isso vai depender dos seus hábitos alimentares.

Leites fermentados ou iogurtes ricos em probióticos – as bactérias do bem – ajudam a regular a flora intestinal, acionando os mecanismos de defesa do organismo. “Hoje, há probióticos vendidos até em cápsulas, nas farmácias de manipulação”, diz Campos.

A ingestão de fibras, como as presentes nas folhas e nos cereais integrais, também ajudam o intestino. Uma salada verde nas refeições facilita o aproveitamento de nutrientes pelo corpo, deixando o sistema imunológico mais bem preparado para agir contra a gripe e outras doenças.

Confira alguns aliados que você tem à disposição para fortalecer o organismo e evitar ficar de cama. ATENÇÃO! os itens da lista não devem ser consumidos apenas quando a gripe aparecer. A alimentação saudável deve ser um hábito constante:

Zinco: ajuda na produção de células do corpo, inclusive as responsáveis pelo sistema imunológico. É encontrado em ovos, leite e derivados. Também em frutas oleaginosas, como castanhas e amêndoas. Entre as carnes, mais presente no frango.

Vitamina E: encontrada em óleos vegetais, como os de milho e girassol, além do azeite. Tem função antioxidante, preparando o corpo para lidar melhor com o estresse nas células causado pela gripe.

Ômega-3: fortalece o sistema imunológico. Está presente em peixes como o salmão e no óleo de linhaça. Uma sugestão é misturar linhaça triturada no suco de laranja.

Vitamina C: presente em frutas como laranja, limão, lima e acerola. Fortalece a produção de anticorpos e outras células de defesa. Também é antioxidante. Embora um aliado famoso, não atua sozinho na defesa do organismo. “Não adianta tomar comprimidos de vitamina C todo dia, sem uma dieta balanceada, e achar que você está protegido”, diz a especialista.

Fonte: Terra
Veja mais...
Alimentos que previnem e amenizam os sintomas da gripe
Maçã para afastar a gripe
Comer carne de porco é seguro

.Partilhar

Nenhum comentário: