quarta-feira, 13 de julho de 2011

O PODER DO GUARANÁ

Originário da Amazônia, o guaraná é um velho conhecido do povo antigo da cidade de Maués, que o utiliza por causa de suas propriedades energéticas. O fruto garante energia em longas caminhadas e melhora a resistência à sede e ao cansaço. A semente do guaraná, quando moída, se transforma em um pó que pode ser adicionado a bebidas e sobremesas para render uma força a mais no seu dia a dia.

Rico em cafeína, o guaraná em pó é um poderoso estimulante físico e mental. De acordo com a nutricionista Lília Cesarini, de Santa Catarina, ele ativa o sistema nervoso central e ajuda a suprimir o apetite. “Por isso a procura é grande nas academias de ginástica”, afirma. A nutricionista diz que o guaraná também tem resveratrol, substância presente em uvas e em algumas sementes. “Essa substância aumenta o HDL (colesterol bom) e é um importante aliado no combate às doenças cardiovasculares”.

A semente de guaraná contém ainda potássio, cálcio, ferro, fósforo, vitamina A e tiramina. No entanto, conforme diz Lília, é preciso consumi-lo com moderação. “Apesar de contribuir para o bom funcionamento do cérebro, a tiramina em excesso pode causar enxaqueca em certas pessoas”, afirma. “O pó de guaraná possui mais cafeína do que o próprio café. Ainda assim, causa menos dependência do que o café”.

A nutricionista recomenda que o pó seja diluído na água, no leite ou em sucos. Mas ele também é um ótimo acompanhamento para sobremesas com frutas, como o açaí e o cupuaçu. “O melhor é tomá-lo durante a manhã, para que não afete o sono durante a noite”. Além disso, segundo Lília, duas doses diárias são suficientes para conferir um pique a mais à sua rotina.

Fonte: Terra
Veja também:
'Superfrutas' da Amazônia conquistam adeptos a vida saudável
Açaí
Semente do bem

.Partilhar

Nenhum comentário: