domingo, 10 de julho de 2011

PIZZA!

Se a pizza ainda não é considerada um prato nacional, com certeza falta pouco. Trazida a São Paulo pelos imigrantes italianos, sua fama logo se espalhou por todo o país - como a de um alimento gostoso, nutritivo, versátil, barato, um símbolo de alegria e confraternização.

Dia 10 de julho é o DIA DA PIZZA. Essa data é comemorada desde 1985 e foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de pizzas mussarela e marguerita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da pizza. Em São Paulo, onde o dia da Pizza foi instituído há exatos 20 anos, há cerca de seis mil pizzarias, produzindo 43 milhões de redondas por mês.

Basicamente, para fazer uma pizza é preciso farinha de trigo, fermento, sal, molho de tomates e a cobertura. Mas as possibilidades de preparo são bem variadas. Além de ser uma ótima opção para quando: sair com amigos, chegar uma visita em casa; a pizza também é nutritiva quando sabemos fazer a escolha dentre os diversos sabores. Isto não significa que você deva comer pizza a toda hora, mas não há problemas em consumir uma ou duas fatias, entre as opções mais leves, e esporadicamente, como uma vez por semana.

A massa de pizza é uma boa fonte de carboidrato (principal nutriente fornecedor de energia), essencial para que você possa desempenhar suas atividades diárias com disposição. As calorias podem estourar por conta da cobertura, geralmente rica em gordura, portanto, deve-se prestar bastante atenção na hora de fazer a escolha. Por isso, sabendo escolher os complementos mais saudáveis, você até pode trazer alguns benefícios para a saúde, saiba como:

- TOMATE: boa fonte de vitamina C e A, folato e potássio, além do licopeno, que é um importante antioxidante que protege o organismo de alguns tipos de câncer.

- QUEIJO BRANCO: alto teor de proteína e cálcio, além de ser uma boa fonte de vitamina B12;

- ATUM: boa fonte de proteínas, ferro e alguns minerais, além de ser rico em ácidos graxos do tipo ômega-3;

- RÚCULA: é uma hortaliça rica em riboflavina e vitamina C, que é um antioxidante. É muito importante durante a gravidez, pois a falta desta pode prejudicar o desenvolvimento do feto.

- RICOTA: este tipo de queijo é uma ótima opção para compor sua pizza, afinal ele é uma boa fonte de cálcio, proteínas e de vitamina B12, além de oferecer uma baixa concentração de gordura e colesterol.

- PEITO DE PERU: é uma excelente fonte de proteínas, além de apresentar menos gordura saturada que a maioria das carnes.

Fonte: Adaptado de RG Nutri e Nestlé com você
Veja também:
Culinária Italiana
Orégano: antiinflamatório natural
Culinária Portuguesa

.Partilhar

Nenhum comentário: