terça-feira, 27 de setembro de 2011

A BEBIDA NA HORA DA REFEIÇÃO


Embora evitar o consumo de bebidas durante o almoço ou o jantar seja o ideal, o hábito de tomar uns goles entre uma garfada e outra não está condenado. Se a sede costuma aparecer exatamente nessas horas, opções como água sem gás e suco de frutas são as melhores, contanto que não haja excessos.

Isso porque, em maiores volumes, mesmo as bebidas mais saudáveis são capazes de prejudicar a digestão. “Um dos problemas é que o líquido dilui o ácido clorídrico produzido no estômago, dificultando a absorção de vitaminas e minerais”, explica a nutricionista Leila Queiróz, de São Paulo. 

Portanto, se possível o melhor é dar um intervalo de até meia hora antes ou duas horas depois de o prato ser servido. Para quem não resiste à bebida, porém, tomar um copo na refeição ou um pouco mais não traz problemas.

Se optar pelo acompanhamento da bebida, aliás, é bom ir devagar com o refrigerante, um dos piores principalmente para os que estão de olho na balança. Por ser gaseificado, o líquido também deixa o estômago mais dilatado. “A pessoa com volume gástrico maior tende, então, a sentir necessidade de comer mais do que o normal, o que leva ao ganho de peso”, diz a nutricionista.

PARA SENTIR MENOS SEDE NAS REFEIÇÕES:

De acordo com o que a nutricionista observa, há casos em que a necessidade de beber durante as refeições está associada à baixa ingestão de líquidos ao longo do dia. Assim, uma das dicas é não permanecer durante muito tempo sem ingerir qualquer tipo de líquido. Vale a pena até manter uma garrafinha d’água cheia sempre por perto para não se lembrar de beber somente na hora das refeições.

Outra sugestão para sentir menos sede nesses momentos – além de evitar o excesso de sal e o uso de temperos fortes – está na própria mastigação. “Quem não mastiga direito e engole a comida rapidamente tem a sensação de que o alimento está seco, já que não dá tempo de a saliva umedecê-lo bem. Isso provoca a necessidade de beber algo”, esclarece Leila.

Ao preparar os pratos, deixar os alimentos mais pastosos e menos secos pode ajudar também. Em vez de assar a carne, comê-la na forma de ensopado é ótima ideia. O próprio arroz pode ficar mais molhado se temperado com molho de tomate (preferencialmente in natura, que é mais saudável), por exemplo.

Fonte: Terra
Partilhar

Nenhum comentário: