sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

MINISTÉRIO DA SAÚDE REDUZ NÍVEL DE SÓDIO EM ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS


O Ministro da Saúde Alexandre Padilha assinou hoje um documento que estabelece a redução gradual de sódio em alguns dos alimentos mais consumidos pelo público infanto-juvenil, como biscoitos e salgadinhos. O componente, usado como conservante ou para realçar o sabor dos alimentos, está ligado ao aumento da pressão arterial.

O pacto prevê a redução gradual de sódio em 16 categorias de alimentos, como bolos prontos, misturas para bolos, batatas fritas e batata palha, pão francês, salgadinhos de milho, maionese e biscoitos (doces ou salgados). O acordo determina que os rótulos nutricionais informem a quantidade de sódio e que a indústria faça o controle de ingredientes à base de sódio e fiscalize as análises laboratoriais das mercadorias. As metas de redução devem ser cumpridas pelo setor até 2014.

Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, no país, os adolescentes são os maiores consumidores de produtos ricos em sódio. Eles consomem sete vezes mais salgadinhos do que os adultos, quatro vezes mais biscoitos recheados e duas vezes e meia biscoitos doces.

Fonte: Revista Época Partilhar

Nenhum comentário: