sábado, 14 de janeiro de 2012

MELHORES ALIMENTOS PARA QUEM CHEGOU AOS 30


Você chegou aos 30. Está mais seguro, mais maduro e com o bolso um pouco mais recheado do que quando tinha 18. Ainda assim, o seu organismo começa a apresentar os primeiros sinais de envelhecimento. O metabolismo de quem chegou a essa idade agora, antes permitia queimar as calorias de um sanduíche grande. A triste informação é que agora, a cada 4 anos, ele começa a perder  1% de sua capacidade.

De acordo com o endocrinologista Carlos Ferreira Porto, por mais que você esteja com o corpo em cima, a tendência é engordar um pouco. “Por isso a importância dos exercícios e da alimentação saudável”, ensina a médico. Segundo um estudo publicado no American of Clinical Nutrition, pesquisadores demostraram que até mesmo as pessoas que sempre se preocuparam com a manutenção do peso durante 40 anos, ganharam cerca de três quilos de gordura no de correr desse tempo (dos 30 aos 40). E ainda perderam o mesmo peso em massa muscular.

A substituição da massa magra por gordura tem outro agravante, conforme explica o médico. “Além do ganho natural de gordura, natural com o passar dos anos, essa gordura cria um ciclo que por sua vez diminui ainda mais o gasto calórico”, diz ele. “Quanto mais massa muscular, maior o gasto de calorias, pois os músculos consomem energia”.

O aumento da pressão é outro problema que passa a se tornar real para quem alcançou os 30. Cientistas descobriram que além de fatores como obesidade, falta de exercícios e alto consumo de sal, dietas com pouca taxa de potássio são a causa número um da hipertensão. A solução, segundo Porto, é aumentar a dose do mineral na alimentação. “Comer mais banana, vegetais de folhas escuras e feijão ajudam a reduzir o problema”, recomenda.

No organismo feminino, a catecolaminas, hormônios que ajudam na queima de gordura, ficam cada vez mais escassos. Isso faz com que a tarefa de manter a cinturinha em dia fique mais difícil. Para os homens, o nível de testosterona também começa a diminuir. Para minimizar a redução do hormônio mais anabólico do corpo masculino, o médico diz que, em primeiro lugar, é preciso reduzir o consumo de álcool. 

A bebida álcoolica pode baixar em até 25% o nível de testosterona”, afirma. De acordo com ele, a falta do hormônio pode causar queda de cabelo e diminuir o ganho de músculos. “O melhor é ingerir gorduras monoinsaturadas diariamente. Alimentos como nozes, amendoins, amêndoas, além dos peixes como o atum e salmão são as melhores fontes”.

Fonte: Terra

Partilhar

Nenhum comentário: