sábado, 18 de fevereiro de 2012

ALIMENTAÇÃO PARA A CRIANÇADA NA VIAGEM


Quando a viagem é longa, bate aquela fome no meio do caminho e você se arrepende de não ter preparado alguns sanduíches para levar. Afinal, comer em restaurantes na beira da estrada nem sempre é uma boa ideia. Primeiro, porque as condições de higiene nesses locais podem não ser as melhores. Em segundo lugar, é grande a chance de o cardápio oferecer itens fritos e cheios de gordura, capazes de causar enjoos e mal-estar nas curvas do trajeto.

“Os lanches mais pesados para a digestão são os primeiros a perturbar a tranquilidade da viagem, principalmente no caso das crianças, que têm o organismo mais sensível”, destaca a nutricionista Ana Carolina dos Santos, de São Paulo. Com base nas informações da nutricionista, confira quatro itens que você pode colocar numa bolsa térmica para não passar fome enquanto espera chegar ao destino:

SANDUICHE NATURAL: esta é a opção mais clássica. Aí, você pode soltar a criatividade. Vale colocar tomate em rodelas ou cortado em cubinhos, cenoura ou beterraba ralada e verduras à vontade. Se gostar de queijos, lembre-se das versões mais light, como o cottage e a ricota. Ana Carolina sugere uma receita com duas fatias de pão integral recheadas com uma fatia de peito de peru, cenoura ralada e uma camada de requeijão light. “Por causa do requeijão e do peito de peru, é importante cuidar da conservação do sanduíche”, ressalta a nutricionista. A presença de proteínas, inclusive, garante um maior tempo de saciedade.

FRUTAS: são alimentos praticamente imbatíveis no quesito viagem, pois além de alimentarem têm alto potencial de hidratação – o que é essencial, principalmente, no verão. Colocar pedaços cortados de melancia, melão, maçã e pera em um recipiente bem vedado é uma ótima ideia para aliviar a fome.

BARRINHAS DE CEREAL: leves, ocupam pouco espaço, têm baixo custo e são nutritivas. Além de se conservarem muito bem por longos períodos até mesmo no calor, sua boa dose de fibras preenche o estômago e satisfaz a fome de maneira saudável. Para não exagerar na quantidade de barrinhas, no entanto, use outros itens como acompanhamentos, a exemplo das frutas, iogurtes ou sucos de caixinha. Pelo fato de estragar fácil com a temperatura mais alta, vale a pena deixar a bebida sempre na bolsa térmica e se certificar de que o produto não passou do ponto no vai e vem da viagem.

ÁGUA DE COCO: levar uma garrafinha bem fechada com água de coco na bolsa térmica vale a pena. Além de ser excelente para repor sais minerais perdidos no suor, a bebida oferece uma ótima capacidade de hidratação e tem baixas calorias. Para não ficar somente na água de coco, três cookies integrais podem completar o lanche.


Fonte: Terra



Partilhar

Nenhum comentário: