sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

CASPA E ALIMENTAÇÃO


É comum ela ser observada primeiro nos pequenos pontos brancos que caem dos fios de cabelo e aparecem nas roupas mais escuras. Se você logo pensou na caspa, acertou em cheio. Sua causa está relacionada ao mau funcionamento das glândulas sebáceas – que servem para proteger a pele e os pelos do corpo. Além disso, o problema pode dar coceira no couro cabeludo e é incentivado, em geral, por questões hormonais ou a escolha de um cardápio inadequado. 

Ainda que se tenha predisposição à caspa, de acordo com a nutricionista Ângela Maria, de Curitiba, a alimentação saudável é capaz de amenizar os seus efeitos. Com um bom comportamento à mesa, aliás, consegue-se até mesmo evitar o acúmulo de gordura responsável pelo surgimento desses pontinhos brancos. “O consumo excessivo de gordura animal ou de itens ricos em açúcar tende a interferir no trabalho das glândulas do corpo, dando origem à caspa”, explica Ângela.

Assim, principalmente se você costuma sofrer com a caspa, a nutricionista sugere moderação maior no consumo de carnes vermelhas e doces. No lugar deles, priorizar frutas, legumes e verduras dá uma mãozinha na hora de reduzir a quantidade de radicais livres no organismo. “Isso diminui também as escamações na pele”, ressalta.

CAMOMILA: UM ALÍVIO PARA A COCEIRA

Outros aliados são os produtos feitos à base de soja, pois eles contam com substâncias antioxidantes que, da mesma maneira, auxiliam no controle da escamação e no surgimento dos pontos brancos. Em conjunto com o consumo equilibrado dos demais alimentos, segundo a Ângela é importante ter a soja e seus derivados no prato, pelo menos, duas ou três vezes na semana.  

Bebidas feitas de camomila, hortelã e abacaxi, como os chás, também ajudam no combate à caspa. Assim como a soja, esses alimentos contêm substancias antioxidantes, além de propriedades anti-inflamatórias. “O consumo diário de 2 xícaras de chá de camomila alivia coceiras no couro cabeludo, pois ajuda a reduzir a inflamação das glândulas sebáceas”, sugere Ângela.

Fonte: Terra

Partilhar

Nenhum comentário: