quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

COMO COMER E BEBER SEM PERDER O PIQUE


Eis que, enfim, chegam aqueles dias em que tudo, ou pelo menos quase tudo, é permitido: bebida em excesso, sexo, noites mal dormidas. É Carnaval no Brasil inteiro e serão cinco dias em que o corpo precisa de condições para agüentar o desgaste pelo qual deve passar – isso se você não conseguir escapar para a Riviera Francesa, claro. 

O nutrólogo e médico Abib Maldaun, um dos pioneiros da medicina ortomolecular no Brasil, fez uma série de recomendações para que todo folião tenha fôlego suficiente para aguentar o período da farra. “É necessária uma dieta rica em alimentos naturais, com muitas frutas e verduras. O carboidrato também é imprescindível, como pães e macarrão, já que este tipo de alimento se transforma rapidamente em energia”.

O QUE NÃO PODE FALTAR?
 
Abacate, uva e manga, frutas ricas em carboidrato para gerar energia ao organismo. É simples, é só não se descuidar. Mais: verduras mais escuras como o brócolis, chicória e almeirão que, além de serem fibras, auxiliando na digestão, possuem silimarina, um protetor hepático que ajuda a detoxificar o fígado. Outros dois segredos para dar aquela revigorada são duas raízes: “O nabo, fonte de energia, podendo estar presente na forma de salada, e o gengibre, adicionada a sucos e vitaminas”, diz Maldaun. 

Alguns compostos, com orientação médica, também podem trazer benefícios para o corpo durante o Carnaval. São eles o ginseng, um antioxidante e estimulante do organismo, o ácido fólico, que auxilia na captação das hemácias aprimorando a oxigenação celular e a vitamina D e o magnésio, que atuam na produção de massa magra proporcionando um melhor desempenho no período.

E O ÁLCOOL?

Em pouca quantidade, para quem vai acompanhar blocos e trio elétricos, “o álcool se torna um combustível neurotóxico, uma droga captada pelo cérebro que se transforma rapidamente em açúcar, transformada pelo organismo em energia. O excesso é claro, como em todas as ocasiões, oferece danos à saúde. E é sempre deixar bem claro que a ingestão de água se torna um dever em períodos de excesso”, completa o nutrólogo.

Veja a matéria completa em: Globo.com
Partilhar

Nenhum comentário: