domingo, 25 de março de 2012

COMO CONTROLAR O APETITE DURANTE A GRAVIDEZ


Você acha que o seu apetite aumentou agora que está grávida? Saiba que há dois fatores principais que interferem na sensação de saciedade da gestante. 

Segundo o nutrólogo Durval Ribas Filho, o primeiro é que o corpo passa a produzir mais peptídeos (substâncias responsáveis por mediar a sensação de fome); o segundo é que há diminuição dos movimentos peristálticos, que movimentam o alimento por meio do trato digestório.

“É como se o próprio corpo dissesse ‘você precisa comer mais’”, afirma. Mas essa quantidade é pequena: cerca de 300 calorias a mais do que as 2 mil geralmente indicadas para um adulto. No caso de gravidez de gêmeos, basta dobrar esse número. 

Mas o que fazer para saciar a fome sem exagerar? O principal é comer de 6 a 8 vezes por dia, intercalando as refeições principais com lanches leves. Queijo, leite, gelatina ou alguma fruta está liberado. Evite alimentos gordurosos e com excesso de sal. E inclua vegetais, legumes e um tipo de proteína, como carne vermelha magra, peixe ou frango na sua dieta. 

Lembre-se de que, ao controlar seu peso, você está preservando não apenas a sua saúde, mas também a do bebê. Estudos mostram que a obesidade da mãe aumenta o risco de o filho ter doenças congênitas.

QUANTO ENGORDAR? 

Não há consenso entre os obstetras. Enquanto alguns recomendam de 9 a 11 quilos, outros dizem que o ideal é de 11 a 15 quilos. Há ainda outra tabela que estima que a gestante deve engordar cerca de 15% do total do peso pré-gestacional. O melhor é mesmo é consultar o seu médico.
Partilhar

Nenhum comentário: