domingo, 11 de março de 2012

DIETA POLÊMICA PROPÕE ALIMENTAÇÃO ATRAVÉS DE SONDA NASAL


Você achava a dieta da proteína ou a da papinha de bebê radicais demais? Então prepare-se para uma novidade que promete acender a discussão sobre medidas extremas para emagrecer. Com base na nutrição entreal cetogênica, a nova dieta KEN propõe a alimentação com uma fórmula líquida, através de uma sonda nasal. Em dez dias, o programa promete eliminar até 10% do peso corporal total.

A dieta KEN utiliza uma fórmula patenteada, pobre em carboidratos e rica em proteínas e nutrientes. Através de um tubo plástico, inserido no nariz, a pessoa recebe a alimentação 24 horas por dia. Na outra extremidade do tubo, uma bomba portátil faz o líquido descer até o estômago. Diariamente, são ingeridos dois litros do produto, que, segundo o fabricante, seriam suficientes para nutrir o organismo sem provocar fome.

BOMBA SÓ É DESLIGADA APÓS O BANHO

Durante a dieta KEN, os pacientes devem utilizar a sonda dia e a noite, com exceção do banho, quando são autorizados a desprender-se da bomba. Ao longo dos dez dias, além da alimentação via sonda, a dieta pode incluir água, chás e café – sem açúcar, adoçantes ou leite.

O principal efeito colateral do processo é a constipação (intestino preso), causada pela falta de ingestão de fibras. Para amenizar o problema, o programa alimentar inclui o consumo diário de laxantes. Durante os dez dias de tratamento, o mau hálito também parece fazer parte da vida de quem segue a dieta. Isso acontece quando o corpo queima a própria gordura para se manter vivo, gerando as chamadas cetonas, que são expelidas pela urina e respiração, provocando o odor desagradável.

DIETA TEM RESPALDO DE ESPECIALISTA

Ainda assim, a dieta KEN tem respaldo de especialistas no assunto. Na Inglaterra, o produto é recomendado por Ray Shidrawi, respeitado gastroenterologista do Homerton University Hospital, em Londres. Para o médico, que já tratou 1.800 pacientes com o novo programa alimentar, a dieta KEN pode ser o futuro para o tratamento de obesidade no Reino Unido. Ray Shidrawi já oferece a dieta em sua clínica particular, na Inglaterra, pelo preço de mil reais. Até o momento, o procedimento não está disponível no Brasil.

Fonte: gnt.globo

Partilhar

Nenhum comentário: