terça-feira, 24 de abril de 2012

ÁGUAS SABORIZADAS, FAZEM MAL?

Água saborizada. Está é a mais nova sensação entre as pessoas que optaram por não beber refrigerantes. Limão, tangerina e laranja são alguns dos sabores que acompanham as refeições de muita gente, mas é preciso ter atenção com relação ao seu consumo.

O que poucos sabem é que a composição dessas águas saborizadas é semelhante a dos refrigerantes. Estas bebidas também apresentam itens inadequados à saúde, como aditivos (conservante e o edulcorante) e o ácido fosfórico, que podem agravar doenças como a gastrite e a osteoporose.

A diferença entre este tipo de bebida e os refrigerantes fica somente por conta da ausência de açúcar, afinal, a maioria das águas saborizadas é de baixa caloria e tem adoçante entre os ingredientes. De acordo com a nutricionista, Gabriela Samico, da Universidade Veiga de Almeida, do Rio de Janeiro, devido ao baixo valor calórico, esta bebida não favorece a aparição das celulites, mas nada em excesso faz bem. “Essa bebida consumida em excesso pode causar, principalmente nas pessoas mais sensíveis, dores de cabeça, descalcificação dos ossos e até alergias”, alertou a especialista.

Para quem quer uma opção mais saudável e não quer consumir água natural, o ideal é fazer uso dos sucos naturais de frutas. “Além de hidratar, irão contribuir com vitaminas importantes para o nosso organismo”, afirmou Gabriela Samico. É válido também acrescentar limão ou laranja ou folhinhas de hortelã e gelo na água mineral para melhorar o sabor.

ÁGUAS SABORIZADAS X REFRIGERANTES ZERO

Segundo Samico, não existe diferença calórica entre os refrigerantes zero e as “águas saborizadas”. “A diferença se dá quando os comparamos com os refrigerantes normais. Neste caso, a diferença pode ser de quase 100 calorias”, disse. Em relação aos aditivos a quantidade é praticamente a mesma.

Adaptado de Sua Dieta
Partilhar

Nenhum comentário: