segunda-feira, 30 de julho de 2012

CEREAIS MATINAIS INFANTIS PODEM ESCONDER ATÉ 37% DE AÇÚCAR


Na sua opinião, o café da manhã das crianças deve conter uma tigela de cereais? Para um grupo de pesquisadores britânicos esta não é a melhor forma de começar o dia. Recentemente, o grupo de pesquisa em consumo “Wich?” analisou a quantidade de açúcar presente em 50 variações de cereais matinais e concluiu que os produtos voltados para o público infantil podem conter até 37% de açúcar.

NÍVEIS DE AÇÚCAR NÃO DEVEM ULTRAPASSAR 15%

Segundo a Food Standards Agency, agência britânica para regulamentação de alimentos, a taxa de açúcar na composição de alimentos industrializados não deveria ultrapassar 15%, especialmente em produtos de consumo infantil. De acordo com os pesquisadores, alguns cereais matinais voltados para crianças contêm tanto açúcar que deveriam ser vendidos ao lado de biscoitos de chocolate e outras guloseimas, e não como receita para uma vida saudável.

O processo de fabricação dos cereais matinais remove boa parte dos benefícios nutricionais do milho, trigo, arroz e aveia, deixando-os também sem gosto atraente. O açúcar em excesso atrai o paladar do público infantil e as vitaminas sintéticas acrescidas ao produto chamam a atenção dos pais.

ATÉ QUATRO COLHERES DE AÇÚCAR EM CADA 40G DE CEREAIS

Os pesquisadores explicam que os teores de vitaminas e minerais não compensam o fato de que 37% do que as crianças estão comendo é açúcar. Na prática, isso significa que uma porção de 40g do produto pode conter até quatro colheres de chá de açúcar.

Os cereais matinais ainda apresentam alto Índice Glicêmico (IG), o que significa que são rapidamente digeridos e transformados em açúcar no sangue. Por esse motivo, as crianças sentirão fome novamente poucas horas após um café da manhã à base de cereais matinais açucarados. Os pesquisadores recomendam que os pais prestem atenção nas informações nutricionais presentes na embalagem.

ESTUDOS RECENTES MOSTRAM QUE O AÇÚCAR É CAPAZ DE ALTERAR O METABOLISMO

O grupo de pesquisa explica que não há perigo em comer de vez em quando cereais matinais ricos em açúcar. O grande problema é quando as crianças consomem este tipo de produto diariamente.

O risco do consumo excessivo de açúcar vai além do diabetes e obesidade. Estudos recentes mostram que a ingestão desmedida pode alterar o equilíbrio metabólico do organismo, desregulando a produção de hormônios, o que poderia causar danos ao fígado e elevar a pressão arterial, entre outras disfunções. O excesso de peso seria provocado pelo círculo vicioso criado pelo açúcar: quanto mais a criança come, mais deseja comer. E aí estaria o risco de ingerir mais e mais calorias escondidas em produtos industrializados, como os cereais matinais açucarados.

Fonte: GNT

Partilhar

Nenhum comentário: