quinta-feira, 30 de agosto de 2012

OPÇÕES DE LANCHES PARA QUEM ESTUDA À NOITE


Muitas pessoas que trabalham durante o dia e estudam a noite, encontram dificuldades na hora de escolher os alimentos que vão consumir no jantar e qual horário fazer esse jantar. Se tiver tempo de passar em casa antes de ir para a faculdade ou curso, o ideal é jantar antes de sair e comer uma fruta ou uma barra de cereais ou 1 porção pequena de frutas secas, na hora do intervalo.

Jantar somente quando chegar em casa não é indicado. Se tiver fome nesse horário você pode fazer uma ceia, com alimentos leves (frutas, leite, iogurte). O jantar deve ser feito no máximo até às 21 horas, pois o período da noite é quando o nosso metabolismo está mais lento, facilitando assim, o acúmulo de gordura corporal. Mas, se você for direto do trabalho para a faculdade ou curso, tem então 2 opções: 

1 - Levar um lanche de casa.
2 - Tentar escolher entre as opções propostas na cantina, a mais saudável.

Entre as melhores opções estão os salgados assados ou pastéis de forno integrais (com gergelim já é uma boa opção). Algumas cantinas dispõem de lanches mais saudáveis e balanceados como o beirute e o bauru (sanduíches naturais), se puder ser com presunto magro e queijo branco, melhor ainda. E cuidado com os ingredientes desses sanduíches, pois muitos deles possuem grande quantidade de maionese, muitas calorias e podem não ter sido muito bem higienizados.

FAÇA A ESCOLHA CERTA

- PROTEÍNAS MAGRAS: embutidos de aves (peito de peru, blanquet de peru, mortadela de peru, salsicha light de peru), carnes magras (peito de frango, carne moída, lombo, atum, sardinha), queijos brancos (minas, cottage, polenguinho light, requeijão light), ovo (no máximo 2x na semana), hambúrguer grelhado (soja, peixe, peru).

- VEGETAIS: cenoura e beterraba raladas, folhas verdes (couve picada, repolho picado, salsinha e cebolinha, alface, rúcula ou agrião), tomate, pepino, cebola, frutas (carambola, manga, maçã).

- MOLHOS: maionese e ketchup light (em pouca quantidade), iogurte natural desnatado, azeite. 

- PÃES: integral (grãos, aveia, centeio, preto), sírio, francês integral, pães de hambúrguer com gergelim.

- BEBIDAS: chás gelados, sucos light a base de soja, sucos de frutas naturais (feitos na hora), iogurtes desnatados naturais ou com sabor de frutas.

DICAS PARA O PREPARO

- Higienize bem os vegetais e utensílios que for utilizar;

- Não adicione ingredientes quentes para evitar que os vegetais murchem; 

- Não exagere nos molhos, principalmente, se o lanche for ficar fora da geladeira; 

- As frutas são ótimas opções de sobremesas pois diminuem a vontade de comer doces.

Adaptação de textos retirados da internet.


Partilhar

Nenhum comentário: