sábado, 22 de setembro de 2012

VANTAGENS DO CHICLETE SEM AÇÚCAR


Passatempo, vício ou paliativo contra a fome, o chiclete é uma guloseima rodeada de mitos, especialmente a versão sem açúcar. Quem nunca ouviu, por exemplo, que mascar chiclete sem açúcar substitui a escovação? Ou que a goma causa dor de estômago? Para esclarecer essas e outras questões sobre o assunto, conversamos com uma equipe multidisciplinar de especialistas. Teste seus conhecimentos. 

MASCAR CHICLETE SEM AÇÚCAR PREJUDICA A DIETA? Não. Ele até ajuda, porque diminui a fome. De acordo com a nutróloga Socorro Giorelli, da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), chicletes sem açúcar podem ser grandes aliados da dieta. "Mascar a goma antes da refeição ajuda a reduzir a fome e a vontade de comer doces em até 10%", afirma. O chiclete também pode ser uma ferramenta útil para momentos de ansiedade, já que o ato de mastigar reduz o estresse e estimula a concentração.

O CHICLETE SEM AÇÚCAR SUBSTITUI A ESCOVAÇÃO? Não, mas é melhor do que nada. O chiclete sem açúcar contém substâncias que colaboram com a prevenção da cárie por mudanças no pH bucal, mas ele tem uma capacidade de higienização limitada", afirma o cirurgião-dentista Rodrigo Bueno de Moraes, da Associação Brasileira de Odontologia (ABO). Segundo o especialista, nada substitui a escovação e o uso do fio dental, mas na falta destes, o chiclete pode ajudar.

MASCAR MUITO CHICLETE PODE CAUSAR DOR DE ESTÔMAGO? Não. Segundo a gastro-hepatologista Mônica Viana, coordenadora do Grupo de Fígado do Hospital do Servidor Público de São Paulo, mascar muito chiclete não causa dor de estômago. "Ele não estimula a produção de ácido clorídrico, então não afeta o estômago causando desconforto ou mesmo favorecendo a digestão", diz. Segundo ela, mascar muito chiclete sem açúcar pode causar, no máximo, dor mandibular pelo esforço repetido.

CHICLETE SEM AÇÚCAR AJUDA A DISFARÇAR O MAU HÁLITO? Sim. Como o chiclete estimula a produção de saliva, pode ajudar a disfarçar o mau hálito. Beber água é outra estratégia recomendada para evitar o mau cheiro. "Se o mau hálito for crônico, entretanto, o método funciona apenas como paliativo", afirma o cirurgião-dentista Rodrigo. Neste caso, é necessário fazer tratamento com um especialista.

CHICLETE SEM AÇÚCAR PODE CAUSAR CÁRIE? Não. "A cárie é causada pela combinação de bactérias com nutrientes, especialmente o açúcar", afirma o cirurgião-dentista Rodrigo. Como o chiclete sem açúcar não se enquadra nessa relação, ele não causa cáries.

CHICLETES FAVORECEM O DESALINHAMENTO DOS DENTES? Não, eles podem até ajudar no alinhamento dos dentes. Mascar chiclete pode funcionar como uma fisioterapia mandibular. "Ao contrário de hábitos prejudiciais que podem gerar posturas e tendências que favoreçam o desalinhamento dos dentes, como roer as unhas, mascar chiclete pode prevenir desequilíbrios bucais", aponta o cirurgião-dentista Rodrigo. Se a mordida estiver incorreta, entretanto, mascar chiclete apenas reforçará o hábito.

CHICLETES PODEM GERAR AFTAS CASO: A pessoa tenha alergia a algum de seus componentes. Aftas são causadas principalmente por estresse, mudanças hormonais, deficiências nutricionais ou alergias alimentares. "Assim, mascar muito chiclete não causa aftas a não ser que a pessoa seja alérgica a alguma substância nele presente", explica a gastroenterologista Mônica.



Partilhar

Nenhum comentário: